NOVO ENCANTO NO ENCONTRO DE MESTRES E CONSELHEIROS DA 11ª REGIÃO

No dia 23 de Agosto de 2008, acontecerá o “11º Encontro dos Mestres e Conselheiros da 11ª Região”, onde os departamentos da UDV irão expor suas atividades realizadas no período de 2008.  Dentre estes departamentos, a NE estará expondo suas atividades do período. Sinto que a exemplo das outras regiões estamos cada vez mais próximos dos nossos objetivos: Servir e cooperar com a UDV.

NOVO MANUAL DOS MONITORES

Estamos com o Manual do Monitor atualizado. Para nós monitores, é importante termos acesso a ele. Assim ficaremos atualizados e informados.

ENDEREÇO: www.novoencanto.org.br/manualdomonitor

LPA – Monitora Regional 

 

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DAS MONITORIAS – N. E. 11° REGIÃO

Núcleo Flor Divina

1 – Continuação da campanha de filiação de novos sócios.

2 – Campanha para reduzir o consumo de copos e embalagens descartáveis.

3 – Informação, Educação e Conscientização dos sócios, sobre a importância  da separação do lixo orgânico e inorgânico e organização da coleta seletiva.

4 – Realização de atividades em conjunto com os Departamentos de Educação e Plantio, onde iremos plantar com as crianças, árvores, conhecer cada uma delas e saber quais os benefícios que fazem a nós seres humanos.

5 – Oficina de Origami e Papel Reciclado.  Responsável – Jorge Nunes do Núcleo Fortaleza.

6 – Oficina com as crianças – Projeto Semearte. Responsável – Cons. Mauro.

7 – Reconstrução da Nossa Horta – Todos os sócios.

8 – Oficina com as crianças – Reciclagem e Coleta Setiva. Responsável – Osvando.

9 – Oficina com os adultos – Agenda 21 Local. Responsável – Osvando.

 

Núcleo Fortaleza

Passeios: Terreno da UDV em Maranguape, fazenda São Gerônimo, Trilha do Cocó, Cepevive, (Praia da Taíba, Tejuçuoca ou Guaramiranga).

Mudas: Preparação e doação para a comunidade.

Trilha Ecológica: Elaboração de guia, Passeio Ecológico No Núcleo Fortaleza;

Oficinas: Artesanato, Reciclagem, Coleta Seletiva.

Campanha: Copo Permanente.

Palestras: Consciência Global, Consumo Sustentável e Vida Saudável.

Exibição de filmes:

Farmácia Viva: Reativação.

Encontro Ecologia e Espiritualidade. 

 

Núcleo Mestre Adamir

1. Palestra ministrada na EMBRAPA Meio Norte sobre o tema – compostagem e adubos verdes, ministrada pelo Cons. Douglas.

2. Curso de Agricultura orgânica, 20h, ministrada para 20 pessoas (alunos do curso de agronomia da UFPI). O  Cons. Douglas na condição monitor do curso;

3. Controle da qualidade da água usada na unidade (originária de poço artesiano). Projeto realizado em parceria com a AGESPISA – Agência de Águas e Esgotos do Estado;

4. Produção de composto na unidade e para o consumo da mesma em parceria com o departamento do plantio;

5. Conclusão do minhocário em parceria com o departamento do plantio;

Bem, no momento, são essas as principais atividades aqui desenvolvidas. Ainda não tive tempo, mais irei selecionar algumas fotos junto ao departamento de memória para lhe enviar.

 

 Núcleo Santa Fé do Cariri 

1. Mobília e jardinagem.

Voltadas para ambientação dos espaços mais utilizados pela irmandade, como jardins em torno do Templo e demais construções e reflorestamento com árvores nativas e frutíferas; bancos, utilizando madeiras reutilizadas e provenientes de doações nos ambientes de convivência da irmandade; parque infantil e áreas de lazer para os jovens e crianças. Todas estas atividades pautadas no respeito ao meio ambiente.

2. Educação ambiental.

Mural com informações envolvendo questões ambientais, especialmente as divulgadas pela NE; implantação de trilha ecológica na UA, tendo em vista que o nosso Núcleo está localizado na encosta da Chapada do Araripe, atualmente APA; implantação de placas educativas e indicativas de espécies da flora; acompanhamento e orientação da coleta seletiva do lixo realizada pela equipe da Ogã.

3. Manejo sustentável de sabiá.

Com o objetivo de auto-suficiência para o fornecimento de lenha para os preparos, iniciamos o trabalho de corte seletivo dos sabiás que já temos e o plantio de novas mudas, como também o acompanhamento da quantidade de lenha utilizada no preparo do vegetal. Todo esse trabalho vem sendo desenvolvido em sintonia com a Presidência e o Departamento de Plantio do nosso Núcleo. O registro (cadastramento) da sabiá e o acompanhamento do manejo é feito através da adaptação do programa utilizado no plantio.

0 Respostas to “Agenda”



  1. Deixe um Comentário

Deixe um comentário




Categorias

Abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930